Conheça o projeto Genoma Colorado
Conheça o projeto Genoma Colorado
O Internacional, na busca de divulgar ainda mais a sua marca e agregar um número maior de sócios, desenvolveu um projeto que procura expandir o clube para além do Rio Grande do Sul. Foi lançado oficialmente em agosto de 2002. Sabe-se hoje que o destino do homem já está estabelecido antes mesmo de seu nascimento.
O genoma da criança traz codificado no DNA dos seus 46 cromossomos, as instruções que vão afetar sua estrutura, seu tamanho, sua cor, sua inteligência, enfim, todos os aspectos de seu comportamento. Oitenta mil genes tem o homem na sua formação.
Inspirado nessas descobertas científicas é que o Sport Club Internacional parte para identificar seu “genoma colorado”. Esse projeto trabalha com jovens colorados auxiliados por seus ascendentes genéticos, que são seus pais, avós, bisavós. Eles auxiliam na tarefa gigantesca de criar raízes coloradas, descobrir futuros craques, aumentando o quadro social, valorizando o orgulho e a auto-estima do verdadeiro colorado.
A implantação de um programa de núcleos do Genoma Colorado no Brasil e também no exterior amplia as fronteiras coloradas no aspecto social, esportivo e comercial. Desse modo, o clube faz-se representar por núcleos colorados em todos os estados brasileiros ajudando na formação de cidadãos através do esporte, prospectando também jovens talentos futebolísticos e propagando a imagem do Sport Club Internacional.
O Genoma Colorado se constrói por meio da criação de núcleos espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Cada um desses núcleos ensina o futebol e a cidadania para garotos de três a dezesseis anos, divididos nas categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil, que freqüentam semanalmente as aulas para prática do esporte.Para melhor acompanhar o desenvolvimento dos jovens, a equipe do Genoma Colorado utiliza-se de alguns instrumentos da pedagogia. Todos os atletas que freqüentam o núcleo têm a obrigação de estar na escola e de obter boas notas. Para avaliar a condição financeira do jovem é utilizado o Critério de Classificação Econômica Brasil, respondido na ficha de inscrição pelos pais. Cada núcleo é soberano nas decisões, em termos de cobrança de mensalidades e de valores. Mesmo alguns núcleos que cobram mensalidades, abrem vagas para alunos que não teriam condições de pagar. O ensinamento é o mais importante.
Vários meninos destacam-se nos torneios do Genoma espalhados pelo Brasil. Alguns deles são levados para períodos de testes no Estádio Beira-Rio, muitos até mesmo sendo aprovados. Hoje os atletas das categorias de base que residem no clube surgiram do Genoma. Mas isso não é o que mais importa. O que realmente incentiva a equipe de centenas de professores do Genoma Colorado a continuar ensinando valores para os meninos é a cidadania. É a certeza que dali sairão novos homens, todos com o DNA de verdadeiros campeões, no futebol ou não.